Warning: session_regenerate_id(): Session ID cannot be regenerated when there is no active session in /home/storage/0/9c/4e/farolespirita/public_html/sys/artigos/jesusnolar.php on line 3
Farol do Caminho
Farol do Caminho
Todos os artigos
  1. A caridade material e a caridade moral
  2. A coragem da fé
  3. A eclosão da mediunidade
  4. A fé que transporta montanhas
  5. Ajuda-te e o Céu te ajudará
  6. Amar ao próximo como a si mesmo
  7. A mediunidade dos animais
  8. A mediunidade na história
  9. A mulher na história
  10. A quem muito foi dado, muito será cobrado
  11. A Simbologia da Páscoa
  12. Bem aventurados os aflitos
  13. Buscai e achareis
  14. Comunicação mediúnica
  15. Desenvolvimento mediúnico
  16. Determinismo e Livre Arbítrio
  17. Finados
  18. Fora da caridade não há salvação
  19. Há muitas moradas na casa do Pai
  20. Jesus no lar
  21. Lavar as mãos
  22. Mundos Superiores e mundos inferiores
  23. Natal
  24. Não separar o que Deus juntou
  25. Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo
  26. O amor ao próximo
  27. O Cristo Consolador
  28. O Diabo - Uma breve visão do Maligno
  29. O tríplice aspecto do Espiritismo
  30. O jugo leve
  31. Retorno a vida corporal

Jesus no Lar

Maria Inácia

A família vem sofrendo muito com assuntos como, violência física e sexual, e tantos outros, exibidos largamente pelos meios de comunicação, infelizmente com o ênfase suficiente para produzir o sensacionalismo barato que aumenta a audiência.

E os membros da família, despreocupados com o necessário critério ao ouvir e comentar o noticiário, deixam-se envolver por sentimentos negativos que deveriam ser combatidos e não alimentados.

Neste quadro pouco consolador, os reais problemas familiares, advindo desta ou de outras vidas, que deveriam ser superados com o esforço e dedicação mútuas, são agravados pelo despreparo e até descaso com os valores morais ensinados pelo Cristo.

Faz-se necessária alguma medida a fim de que o lar se fortaleça, atraindo energias mais positivas que proporcionem um ambiente mais salutar, contribuindo para que os membros da família possam tornar-se mais compreensivos e mais tolerantes entre si.

Não estamos aqui a contestar o noticiário, infelizmente necessário para a humanidade, face a seu atual estado evolutivo, mas, reafirmamos a necessidade sempre constante de procurar cada vez mais a Justiça Divina para podermos aceitar mais naturalmente a justiça( ou injustiça) humana.

Nos preparamos com muita eficiência para exercer uma série de atividades na vida, no entanto, não nos preparamos com a mesma eficiência para os compromissos que assumimos perante a Lei Maior com relação à família.

Junto daqueles que estão compartilhando conosco a atual existência, é tarefa nossa, iniciarmos uma mudança, uma transformação, que, dentre tantas outras, também iniciar a implantação do Evangelho no Lar.

É muito comum em nossos lares, junto aos familiares e amigos, assuntos improdutivos, e, na casa de Simão Pedro, onde Jesus estava hospedado, também lá ,o assunto não era produtivo. Jesus, aproveitando tudo com muito amor e sabedoria para ensinar e exemplificar, não perdeu sequer um minuto, e mudou o rumo da conversação, falando com bondade :

- Simão Pedro, o que faz o pescador, quando se dirige ao mercado com os frutos de cada dia?

- Ah! Mestre! Naturalmente escolhemos os peixes melhores, ninguém compra os resíduos das pesca.

Jesus sorriu e perguntou de novo : E o oleiro" Que faz para atender a tarefa que se propõe" PEDRO: Modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.

- Como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que se pretende?

E Pedro, muito simples sem vacilar, responde - Lavrará a madeira, usará o exó e o serrote, o martelo e o formão de outro modo, não aperfeiçoara a peça bruta.

Calou-se Jesus por alguns instantes e aduziu:

- Assim também é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. "A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum".

Perfeita a comparação que Jesus faz.

É certo que o negociante irá selecionar a mercadoria, o oleiro prepara o barro, o marceneiro a madeira para os seus propósitos, do contrário não conseguiriam alcançar seus objetivos, como esperar uma comunidade segura e tranqüila, sem que o lar se aperfeiçoe? A Paz do mundo começa entre quatro paredes, sob as telhas que a nos acolhem.

Se ainda não aprendemos a viver em harmonia entre algumas pessoas, como esperar a harmonia entre os povos? Se não conseguimos ainda a amar o nosso irmão mais próximo, aquele que esta intimamente ligado à luta de cada dia, como respeitar o Pai que nos parece tão distante?

Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez um pequeno intervalo e continuou:

- Pedro, acendamos aqui em torno de nós, e de quantos nos procuram assistência fraterna, uma claridade nova.

- Na mesa de tua casa é servido o pão de cada dia, que recebes do Senhor, porque não instalar em redor desta mesa a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento edificantes? O Pai que nos dá o trigo através do solo, envia-nos a luz através do Céu.

- Mestre, seja feito como desejas!

- E Jesus, convidando os familiares de Simão Pedro à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os Escritos da Sabedoria, havendo então na Terra, em casa de Pedro, O PRIMEIRO EVANGELHO NO LAR.

E foi na casa de Simão Pedro, o primeiro Culto Cristão no Lar, onde Jesus falou "Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei" ( Matheus, 18;20)

Para que o homem, pudesse avançar na sua trajetória evolutiva, para encontrar soluções para seus problemas, Jesus falou da Lei do Amor, para que os homens pudessem segui-la, não havendo portanto outro caminho, e que quando tomamos atalhos só nos trarão dor e sofrimento.

E para nos prevenir da dor e sofrimento, Jesus falou do otimismo, da serenidade e a confiança em Deus. Recomendou " Fazer aos outros o que queríamos que os outros nos fizessem", e estabeleceu como Mandamento Maior "AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA E DE TODO TEU ENTENDIMENTO" e o segundo mandamento que é semelhante a este "AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO"

Ensinou também, o "Amai-vos como eu vos amei", ensinou a Pedro a perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Nos deu a direção certa quando ensinou : Pedi e obtereis, Buscai e achareis, batei e a porta abrir-vos-se-a.

Nos mostra que não basta apenas pedir, que para obtermos teremos que BUSCAR, ou seja FAZER A NOSSA PARTE, e receberemos toda a ajuda do Céus.

Mais de trinta anos depois da vinda de Jesus, Paulo de Tarso é chamado ao exercício de seu ministério.

Numa viagem a Damasco, à caça de Cristãos, na entrada da cidade, em pleno meio dia, com o sol escaldante, Saulo vê uma Luz Clara e Forte, que lhe ofuscou a visão material e, naquela atmosfera, já preparada para aquele " vaso escolhido", Jesus aparece com a Luminosidade de Espírito Crístico, dirigindo a palavra vibrante e humilde, pergunta ao vaidoso moço tarsense:

- Saulo, Saulo, por que me persegues?

E Saulo, cai do cavalo com o rosto entre as mãos. Impossível lhe foi evitar aquela visão , pois enxergava agora com os olhos do espírito.

- Quem és tu?

- Sou Jesus, a quem persegues!

- O que queres que eu faça???

- Levanta-te e entra na cidade, lá será dito o que deverás fazer.

Nem foi preciso longo discurso, Saulo levantou-se, e não titubeou, e, com a mesma garra com que defendia as leis judaicas, passou a defender o Cristianismo, sofrendo muita angustia e o mais completo abandono dos familiares, amigos e da sociedade em que vivia.

Em Damasco, havia um discípulo de Jesus chamado Ananias, a quem Saulo buscava para prender, orientado pelo próprio Jesus, procura por Saulo na casa de Judas.

Encontrando Saulo, Ananias coloca as mãos sobre seus ombros e disse : - Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho de onde vinhas, me enviou aqui para que te recobres a visão.

E Saulo, o novo convertido de Damasco, após ter recebido informações sobre Jesus, tomou conhecimento de seus Ensinamentos, através de pergaminhos escritos por Mateus e tratou logo de copiar e inteirar-se do Novo Código da lei.

Logo percebeu a retidão, a beleza e a justiça dos novos ensinamentos. Disposto a logo colocar as mãos à obra, sai da casa de Judas, junto com Ananias, para levar o Evangelho, saiu pregando a Boa Nova, espalhando os Ensinamentos de Jesus, em primeiro lugar no Lares, depois nas sinagogas, nos lugares públicos e nas igrejas ( aliás muitas delas fundadas por ele)

Assim: O PRIMEIRO GRUPO DE VISITADORES A REALIZAR O EVANGELHO CRISTÃO NO LAR, FOI FORMADO POR SAULO E ANANIAS.

E você?? Quando fará a entrada na tua Damasco??

Quanto vezes, não fomos escolhidos por Jesus, para levar e exemplificar seus ensinamentos, acalmando algumas dores, aliviando corações dilacerados pela angústia, dando uma palavra carinhosa?

Nossa responsabilidade é muito grande perante nossa família, nossos parentes, nossos amigos, companheiros de jornada.

As vezes, um simples encontro numa condução pode ser indício de um reajuste secular, quantas vezes, um simples sorriso alivia um coração, quantas vezes uma boa palavra muda o rumo desastroso de alguém;

Por isso, tenhamos fé e o bom ânimo de Paulo de Tarso , procuremos melhorar a condição do relacionamento dentro de nosso lar, no nosso trabalho e na sociedade na qual vivemos, assim estaremos nos colocando a disposição de Jesus, permitindo que sua vontade se faça em nós como instrumentos da Paz.

Como nos colocar a disposição de Jesus, como permitir que sua vontade se faça em nós, se nossa fé ainda é tão oscilante, se muitas vezes nos falta o bom ânimo, e, na maioria das vezes, é dentro da família, junto àqueles a quem mais amamos, que os dissabores vão minando a nossa fé e nosso ânimo?

Queridos amigos, a escolha, a semeadura pertence a nós! Fazendo uso do Livre-Arbítrio, aproveitamos ou deixamos de aproveitar inúmeras oportunidades que nos surgem diariamente, a colheita é obrigatória e justa, pois é o saldo médio , é o montante dos débitos a resgatar.

Fora do vaso físico, temos a visão mais ampliada, sentimos o peso da responsabilidade e a necessidade de evolução, concordamos em reparar os erros do passado e, baseados nessa vontade, com a ajuda dos mentores e amigos que nos orientam o destino, realizamos um projeto de trabalho e convidamos os nossos CREDORES, para uma PROGRAMAÇÃO FAMILIAR.

Assim, voltamos dispostos a saldar nossa dívida, através dos abençoados caminhos da reencarnação, E O PONTO DE ENCONTRO É O LAR.

Unidos, pelos laços da consangüinidade, encarnados, normalmente fugimos aos compromissos que assumimos e achamos que temos o direito sobre a vida de nossos filhos, irmãos, esposos e esposas. Mentalmente ligados ainda às zonas inferiores de onde partimos, teimamos em continuar aliciados em pensamentos, tendências e ações inferiores. E acabamos por atrair irmãos que se nos assemelha através dos nossos desvios.

Daí, a imperiosa necessidade de melhorar a qualidade de nossos pensamentos, acostumados a negatividade, a satisfação do nosso orgulho e vaidade, e, criamos um ambiente hostil e negativo a nossa volta, contaminamos o lar, afetando a organização psicológica de todos, principalmente das crianças e, na formação deste clima pesado, temos conseqüências infelizes que nem sempre conseguimos sair.

E neste clima de constante reclamação, desanimo, descontentamento, transformamos o lar que deveria ser um verdadeiro Oásis de paz, num lugar confuso e indesejável.

Tudo piora quando toda a família contribui com esta carga negativa. As crianças não se alimentam, não dormem bem, e quase sempre estão se assustando com as formas pensamento dos adultos ( que muitas vezes atribuímos aos espíritos obsessores).

Pode acontecer que, apenas um membro da família atraia todas estas desordem, fazendo o grupo familiar sofrer as conseqüências.

Quando o desequilíbrio já esta instalado, a família então, necessita da ajuda de outros irmãos, que, evangelizados, através de preces, vibrações, energias positivas da vontade e do pensamento, proporcionem um tratamento espiritual, fortalecendo e reequilibrando o lar ( isso quando, os componentes da família desejarem a melhora e a harmonia, do contrário fica difícil a transformação do lar, ou de qualquer pessoa) Vale lembrar a advertência de Jesus : AJUDA-TE E O CÉU TE AJUDARA.

Não devemos nos esquecer de que a encarnação na Terra, é oportunidade bendita, e entre os espíritos afins, formamos a nossa família, pois sabemos que podemos nos unir igualmente pelo amor e pelo ódio. E somente na experiência familiar, poderemos desatar os laços do desamor e nos unirmos novamente pelos laços abençoados do Amor, que nos acompanhará por toda a eternidade.

Batuíra diz que O CULTO DO EVANGELHO NO LAR, pelo menos uma vez por semana, será uma fonte de alegria e bênçãos, renovando os Ensinamentos de Jesus.

A família reunida, ao fazer a oração e ligação com Jesus, estará batendo à porta, e, conforme Jesus Disse " batei e abrir-vos-se-a, buscai e achareis, pedi e vos será dado", imediatamente Mensageiros de Jesus, virão ao encontro do lar, a fim de ajudar e ensinar o caminho. O lar, deve ser a morada predileta da Caridade e do Amor.

A ausência de amor traz discórdia, a discórdia gera o ódio e este mina a casa em seus alicerces. Pais, mães, filhos, têm sagrados deveres e devem dia-a-dia, colocar sobre o alicerce do Amor, tijolos da Caridade, sustentando o Lar com palavras, gestos, sentimentos e pensamentos de otimismo e paz.

Mas não podemos fugir à realidade, qualquer que seja o motivo do nosso atraso espiritual, não existe outro remédio que nos impulsione para frente e para o alto a não ser o EVANGELHO E A VONTADE DE MUDAR.

O trabalho de iluminação íntima deve começar dentre as quatro paredes de nosso lar, usando da VONTADE DETERMINADA, vamos impregnando-o de energias positivas através da nossa força mental, imantando as porta, janelas, descerrando cortinas de luz nas paredes, tapetes luminosos no chão, forrações coloridas e luminosas no teto, deixando nosso lar carregado de substâncias curadoras e energéticas. Jesus nos disse : " Vós sois deuses, tudo o que eu faço, podereis fazer também", portanto usemos nossa fé, nossa força mental, formando uma redoma luz que protegerá nossa casa dos fluidos inferiores que estão por ai, e, podemos iniciar com o EVANGELHO NO LAR.


Farol do Caminho ☚ Voltar
Farol do Caminho Farol do Caminho

Site sem fins lucrativos, para a divulgação da Doutrina dos Espíritos.
Criado e mantido por Vitorino José.
Contato: farol@faroldocaminho.com

Wildcard SSL Certificates